sábado, 7 de setembro de 2013

09- OS FESTIVAIS

Durante os primeiros anos da Ditadura Militar no Brasil, observou-se um intenso crescimento da produção musical na Brasil que modificou a música popular brasileira. Com a internacionalização de novos estilos musicais, a história da música brasileira ganhou novos contornos a partir da década de 1960.
 Instalou-se no Brasil a cultura da música dentro da televisão, permitindo que os festivais musicais ganhassem notoriedade na cultura dos anos 60 e a televisão foi fundamental para que o Brasil conhecesse melhor sua produção musical.Com eles, em vez da música chegar ao público através do rádio, chegou à casa das pessoas pela televisão, e anos depois pelos discos.
 Os festivais musicais contribuíram para a consolidação da MPB, foram momentos importantes para a expressão cultural brasileira e  também para protestos contra o regime militar. O festival de 1967 é cotado até hoje como o mais importante do ponto de vista musical. As canções nele apresentadas ainda figuram no gosto popular, e a audiência da Record ainda é a maior de todos os tempos, com 97 pontos no IBOPE, a final entrou para o Guniness Book e nunca mais foi superado.

É inegável que os grandes festivais de Música Popular Brasileira da década de 60 foram um divisor de águas na história do país. Foi através deles que artistas como Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Mutantes, Edu Lobo, Nara Leão, Geraldo Vandré, entre vários outros, surgiram. Mais do que revelar grandes artistas (e que estão por aí até hoje), os tais festivais tiveram fundamental importância para o surgimento de uma nova sonoridade na Música Popular Brasileira. Depois dos sambas-canções e da Bossa Nova, foi à vez de uma espécie de "nova MPB" (ou MPM, Música Popular Moderna). Tudo isso está documentado nesse volume dos Caminhos da Música Popular.  

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