segunda-feira, 24 de março de 2014

23 -COMIDAS


O aroma agradável de um alimento bem preparado pode ser comparado com o efeito que a música produz para nós. O oposto também é reciproco. Algumas canções nos trazem um saboroso gosto de comida (ou não).
Quando o tema é  COMIDA, muitas canções  da MPB podem ser citadas. Tem comida pra tudo quanto é gosto. É só abrir o cardápio  e se servir... Há uma grande quantidade de músicas brasileiras que falam de comida. Vamos rever algumas?
Dorival Caymmi pode explicar isso melhor. Afinal, dois de seus sambas se tornaram receitas do nosso cancioneiro popular. Quem não conhece o clássico “Vatapá”, uma canção de dar água na boca, ou então pensar “No Tabuleiro da Baiana”, com seus quitutes maravilhosos.
           Já Gonzaguinha brilhou com o famoso “Feijão Maravilha” que não pode faltar na mesa do brasileiro. Chico Buarque, por sua vez, vem ensinar em letra como se faz uma verdadeira feijoada. E em nossa marmita cabe tudo: enquanto Dito vai de ovo frito, Beleza trouxe “arroz com feijão e um torresmo à milanesa”, feita por sua amada, Tereza,  no famoso samba de Adoniran.
Muitas receitas prontas para quem quiser arriscar dar uma de mestre cuca: Clara Nunes ensinou a fazer  “Peixe com Coco”, a roqueira Rita Lee nos dá a receita de “Macarrão com linguiça e pimentão”.

Agora chega de dar água na boca, e vamos saborear um delicioso cardápio musical na interpretação de Zeca Pagodinho, Marisa Monte, Gal Costa, Beth Carvalho, Eliana, Frenética e outras vozes da música brasileira. Bom apetite e boa diversão!



CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR



DOWNLOAD AQUI


domingo, 9 de março de 2014

22 -BREGA

Brega é um gênero musical brasileiro. Todavia, sua conceituação como estética musical tem sido um tanto difícil - uma vez que não há um ritmo musical propriamente "brega" - e alvo de discussões por estudiosos e profissionais do meio musical. Mesmo sem ter estabelecidas características suficientemente rígidas, o termo praticamente foi alçado à condição de gênero. A origem do termo "brega" é desconhecida e bastante discutida. Uma hipótese é que venha dos prostíbulos nordestinos em que esse tipo de música era usado para embalar os romances de aluguel. Aventa-se que o termo derive do "Nóbrega" da Rua Manuel da Nóbrega, em Salvador - rua esta que ficava numa região de meretrício da capital baiana.
Na Enciclopédia da Música Brasileira, de Marcos Antônio Marcondes, o "brega" é caracterizado como a "música mais banal, óbvia, direta, sentimental e rotineira possível, que não foge ao uso sem criatividade de clichês musicais". Para Lúcia José, o "brega" teria estruturas sonoras "organizadas e mantidas sem oposição, provocando nos ouvintes uma pasteurização em que todos os arranjos ganham um mesmo assobio". Há especialistas, no entanto, que divergem da rotulagem "brega" e atacam marginalização dos artistas "cafonas" na historiografia oficial da musical brasileira, escrita por "uma categoria privilegiada que assume a função e o papel dos legitimadores do gosto" que descarta músicos e tendências musicais não condizentes "com suas perspectivas identitárias".
 O termo passou a estigmatizar artistas como Paulo Sérgio, Altemar Dutra, Odair José, Reginaldo Rossi e Waldick Soriano dentro do amplo leque da música brasileira. Na segunda metade dos anos setenta, uma "nova vertente cafona" surgia com destaque. Era um estilo de roupagem "moderna”, bastante influenciada pela discotéque e o pop dançante em voga à época, e que enfatizada danças e gestos sensuais (para alguns, no limite da vulgaridade). Este "novo cafona" foi capitaneado por artistas como Sidney Magal e Gretchen. Além das tendências românticas, a década de 80 marcou a ascensão de outros gêneros considerados de baixo valor artístico, como a axé-music. Havia também artistas do brega propriamente dito, como Ovelha, Nahim e Harmony Cats, hoje lembrados nas festas "trash"

Trazemos nessa edição uma coletânea representativa do gênero brega como Sidney Magal, Odair José, Fernando Mendes, Jane e Herondy, Reginaldo Rossi e outros nomes que marcaram época.


CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

                                             DOWNLOAD AQUI