segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

18 - NOEL ROSA


Quase 300 composições em sete anos. Algumas delas se tornaram verdadeiras obras-primas. Grandes sucessos na época de ouro do rádio. Noel Rosa (1910-1937), franzino, mulherengo e boêmio, nascido na Vila Isabel pelo fórceps que lhe marcou o queixo, era gênio. Sambista de mão cheia criou verdadeiras poesias em suas letras - poesia amorosa ou social, alegrias ou tristezas... Tudo virava poesia.
Reconhecido como o grande nome do moderno samba urbano, influenciou outras tantas personalidades ligadas ao samba. Apesar de seu pouco tempo de vida, aproveitou como pode tudo que a vida oferecia: desde as aulas de medicina (largou no 3º ano) aos bares e bordéis, conheceu a fama a partir do sucesso de "Com que Roupa?", em 1930. Essa era uma canção como tantas outras que faria inspirada em sua vida: por causa de sua saúde frágil, a mãe escondia suas roupas para que não saísse à noite.
Muito amigo dos malandros e figuras da noite carioca, teve inúmeros parceiros em suas composições, especialmente Ismael Silva ("Para Me Livrar do Mal") e Vadico ("Conversa de Botequim", "Feitio de Oração"). Também criou inúmeros sucessos sozinho, (“Fita Amarela”, “Palpite Infeliz”, “Último Desejo”), na calada da noite, com o indefectível cigarro pendido na boca.
A tuberculose e a boemia foram demais para os pulmões fracos. Como os grandes mitos, morreu com 26 anos. Mas suas canções tornaram-se imortais.

Juntamos nessa edição grandes nomes para interpretar as músicas de Noel Rosa, como Ney Matogrosso, Caetano Veloso, Beth Carvalho, João Nogueira entre outros.


CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR 
                                                
                                                  DOWNLOAD AQUI


Nenhum comentário:

Postar um comentário